Home Dogs Gripe em Gatos – Como identificar, prevenir e remediar

Gripe em Gatos – Como identificar, prevenir e remediar

by admin

Normalmente causada por vírus ou bactérias, a gripe em gatos apresenta sintomas parecidos com os da gripe em humanos, e também pode ser curada de diversas maneiras, embora o mais adequado seja que os donos de bichanos mantenham a carteira de vacinação de seus pets em dia, evitando que seus bichinhos de estimação possam contrair a doença.

Espirros, febre e secreções nasais estão entre os sintomas da gripe em gatos, que também é conhecida como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF) ou Rinotraqueíte Felina. Transmitida por meio do contato do gato com outros bichanos, a doença não é passada do felino para outros animais nem para humanos, e também não há razões para que os donos de pets se preocupem em passar um resfriado para os animais, já que os felinos também não são acometidos pelos vírus que adoecem os seres humanos.

 

 

Assim como nas doenças das pessoas, em alguns casos, o gato portador do vírus nem mesmo apresenta sintomas, servindo apenas como um transmissor da doença. Seu diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e, portanto, é necessário que o felino doente seja encaminhado a um profissional veterinário que possa examiná-lo e, se for o caso, medicá-lo.

Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?


–>

Categorias:
Saúde do Gatos
Tags:
bichanos, felinos, gatos, gripe, rinotraqueíte, saúde

ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.

Sobre o autor

Fábio Toyota

Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp com Pós Graduação em Oncologia Veterinária pelo Instituto Bioethicus e Pós Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas. Responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica do Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. Dr. Toyota é integrante da equipe de Veterinários do portal CachorroGato e também responde por dúvidas na ferramenta Dr. Responde.

You may also like

Leave a Comment